quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Nome do projeto: Meio Ambiente “Fraternidade no Planeta e Vida em Plenitude”.

Este relatório apresenta as atividades que foram desenvolvidas no projeto: Meio Ambiente “Fraternidade no Planeta e Vida em Plenitude”. Tem por finalidade descrever as ações desenvolvidas no decorrer da execução do PITEC na turma do 6°ano da Escola Instituto São José, pela professora de matemática Eliana Nobre com apoio das professoras Cintia Veras e Dalva Azevedo.

No dia 20 de Outubro de 2011, transmitiu-se para os educandos vários vídeos educativos retirados do site do Youtube sobre: a preservação do meio ambiente, o principal responsável por essas mudanças no planeta, não jogar lixo no chão e nem na sala de aula, e sim nas lixeiras, objetivando provocar reflexão a cerca dos problemas ambientais que estamos enfrentando, em especial, conscientizá-los que, cada um fazendo sua parte, no final poderá amenizar a situação.

Após os vídeos, os alunos relatavam sua opinião sobre a problemática e dava uma solução que achava certo para solucionar os problemas citados. De acordo com as intervenções feitas, é válido ressaltar que os resultados foram satisfatórios e houve interação professor aluno e aluno professor, principalmente aprendizagem significativa a cerca do assunto em foco e também proporcionou aos poucos o resgate dos valores éticos, morais e culturais dos alunos.

Na segunda etapa, os discentes do 6° ano 3 foram desafiados a produzirem poemas, poesias ou parodias sobre o assunto para comprovação da aprendizagem, como também, interação com outras áreas do conhecimento.

Os recursos tecnológicos utilizados foram: data show, notebook, caixa de som, tela, sites, internet e outros. Ainda é válido salientar que, neste dia programado, o único problema que surgiu foi à ausência de uma extensão, visto que coincidiu neste dia a escola receber a visita da equipe do Núcleo de Educação que desenvolveram oficinas com os alunos do 5°ano que também precisou usar a extensão da escola. Mas, o problema foi solucionado e em hipótese alguma enterviu no desenvolvimento das ações programadas. Portanto, serviu de lição positiva, que na próxima vez deve-se levar todos os equipamentos necessários. Acredito que essas aprovações acontecem para testar o nível de paciência do educador e também para saber se realmente o professor tem vontade de trabalhar de forma diversificada e atraente.

Em suma, é evidente que nas primeiras ações do projeto os resultados obtidos foram condizentes com os objetivos propostos no PITEC, principalmente porque proporcionou aprendizagem e conscientização significativa desse tema tão polêmico e preocupante. Os alunos gostaram e contribuíram de forma dinâmica nos resultados alcançados.

Na segunda etapa aplicada dia 21 de Outubro na sala de laboratório da Escola Instituto São José com a mesma turma já mencionada anteriormente, proporcionou aos alunos envolvidos desenvolver as ações propostas na prática, utilizando as ferramentas tecnológicas. Neste dia, anotou-se no quadro os endereços dos sites para pesquisa e repassou-se todas as informações necessárias para o andamento da pesquisa. Dessa forma, cada grupo realizou a leitura de um texto: Meio Ambiente do site http://www.smartkids.com.br/especiais/meio-ambiente.html, em seguida, anotavam-se no caderno cinco ações que pode-se fazer para colaborar na preservação do meio ambiente. Após as ações acima, os alunos foram diverte-se de forma educativa com o jogo Sala limpa http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/relacione-sala-de-aula.html. Antes do inicio do jogo eles foram orientados a fazerem as leituras necessárias das regras do jogo, visto que teriam que limpar a sala de aula arrastando cada tipo de lixo com o mouse para as lixeiras correspondentes, tais como: papel - lixeira azul, metal - lixeira amarela, plástico - lixeira vermelha, vidro-lixeira verde, e orgânico - lixeira marron. Por ventura os resultados foram surpreendentes a maneira que ficaram concentrados realizando a tarefa de acordo com a proposta solicitada. É importante destacar a facilidade que eles têm em manusear as ferramentas tecnológicas.

Com a experiência vivenciada conclui-se que os alunos fazem parte da cultura digital, o que está faltando é o corpo docente estar inserindo nesse contexto digital. Pois, Léa Fagundes afirma "que não são as tecnologias que deve ser inserida no currículo escolar, mas sim integrar a Escola nessa nova Cultura digital, como cita que a dificuldade maior é justamente essa integração, visto que essa mudança é lenta e precisa de conhecimentos por parte de todos envolvidos no processo educacional".

As aprendizagens ocorridas no decorrer das ações do PITEC, de forma interativa, dialógica e cooperativa, coerente com os objetivos propostos proporcionou a inserção das TICs, mudança de metodologia, em especial a transdisciplinaridade, visto que sou professora de Matemática e abordou-se temas relacionados a outras áreas de conhecimento.

Nesse contexto, é indispensável deixar de citar que mesmo planejando as ações, sempre se depara com barreiras. Dessa forma, considero como ponto negativo a quantidade insuficiente de computadores na sala de informática. Mas, diante do desafio os resultados da experiência permitiram compreender a dinâmica da aprendizagem e os tipos de recursos e ferramentas tecnológicas que apóiam na valorização do processo de aprendizagem.

Portanto, a concepção educacional norteadora da incorporação das TICs em sala de aula enfatiza a compreensão e a reconstrução do conhecimento para a busca de alternativas às problemáticas contextuais e a transformação da realidade de modo que se propicie a aprendizagem mobilizadora das dimensões cognitiva, social e afetiva dos alunos. Se quiser vivenciar e detectar essa realidade, basta por em prática, verá que a aula desenvolvida utilizando as tecnologias permite aos alunos aprender de forma significativa e eficaz permitindo o alcance dos objetivos propostos.

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