quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO

1. Identificação

Nome do cursista

Maria Eliana Nobre da Costa

Nome da Escola: Instituto São José Local: Tarauacá - Acre

Série: 6º ano e 9º ano Número de alunos: 70 alunos

Professores envolvidos: Cíntia Veras e Dalva Azevedo

2. Problemática a ser estudada/ Definição do Tema

Problema: O que podemos fazer para cuidar melhor do nosso planeta e consequentemente termos uma melhor qualidade de vida?

Tema: Meio Ambiente “Fraternidade no Planeta e Vida em Plenitude”.

3. Justificativa

Este projeto se faz necessário por compreendermos que o ser humano é o elemento mais relevante do planeta e por considerarmos a urgência e a necessidade de cuidarmos e de valorizarmos o homem e também de preservarmos o planeta para que este viva melhor e com qualidade de vida. Pois constatamos através da vivência entre as pessoas, os seus gestos e atos umas com os outros e percebermos que precisamos reverter à atual forma de ver e de conviver com e entre as pessoas para que possa existir um convívio harmonioso, com valorização da dignidade da pessoa, reconhecendo-o como filho de Deus e com tal merece ser respeitado e amado para que isto aconteça é indispensável à realização de ações concretas para com as pessoas e o meio ambiente em que estão inseridas.

4. Objetivos

Ø Identificar e realizar ações que favoreçam uma vida mais feliz e saudável;

Ø Incorporar o respeito e o cuidado para com o meio ambiente;

Ø Reconhecer que os cuidados com o meio ambiente promovem qualidade de vida para os seres vivos;

Ø Reconhecer atitudes inadequadas para com o seu meio ambiente;

Ø Proporcionar à comunidade escolar e demais pessoas conhecimentos/informações nas diversas disciplinas que dignificam o ser humano no meio em que vive.

5. Conteúdos

Ø Conteúdos atitudinais: Valores, atitudes, cooperação, solidariedade, trabalho em grupo, respeito e ética.

Ø Cuidados com o meio ambiente e qualidade de vida;

Ø Algumas medidas que pode se facilmente tomada em casa e na escola: Água – escovando o dente, desligue a água enquanto faz a escovação; Energia – desligue as luzes ao sair do seu quarto, sala ou cozinha; Lixo - coleta seletiva, separando os lixos em: material orgânico, papel, metal, vidro e plástico.

6. Disciplinas envolvidas

Língua Portuguesa, Ciências, Religião, Artes.

7. Metodologia/Procedimentos/Cronograma

6º ano:

Ø Fazer um levantamento dos conhecimentos que os alunos têm sobre a importância do meio ambiente para a sobrevivência e a qualidade de vida do ser humano.

Ø Passar vídeos educativos sobre o meio ambiente.

Ø Dividir os alunos em grupo, em seguida levá-los para a sala de informática para pesquisarem 5 ações que pode-se fazer para colaborar na preservação do meio ambiente.

Ø Realizar na sala de informática o jogo online sala de aula limpa do site: http://www.smartkids.com.br/especiais/meio-ambiente.html

Ø Cada grupo expõe os trabalhos em cartazes que serão fixados na escola.

9º ano: Produção dos alunos - Dicas para viver melhor

Ø Dividir os alunos em grupo, em seguida levá-los para a sala de informática para pesquisarem dicas para viver melhor.

Ø Cada grupo expõe os resultados encontrados em slides.

Cronograma: O projeto terá um mês de duração, sendo as ações desenvolvidas uma vez por semana.

8. Recursos a serem utilizados

Laboratório de informática, data show, notebook, caixa de som, papel madeira, cola, pinceis, textos informativos, revistas, vídeos e recurso humano.

9. Registro do processo

O registro das ações do projeto será feito no decorrer do desenvolvimento do projeto através de fotos, avaliações dos alunos e relatório.

10. Avaliação e Resultados esperados

A avaliação será feita durante o processo, através da participação do aluno, produções feitas por eles e pela observação do professor. O resultado que esperamos é que haja colaboração da parte envolvida para que possamos alcançar os objetivos específicos planejados.

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado

A divulgação das ações desenvolvidas no projeto será através do blog da escola, slides, fotos para demonstração no dia do encontro presencial do Curso Elaboração de Projeto.

12. Referências Bibliográficas

Sites de pesquisa:

http://patrulhaescolarcomunitaria.blogspot.com/2011/03/devemos-cultivar-sempre-um-meio.html

http://www.smartkids.com.br/especiais/meio-ambiente.html

Vídeos educativos sobre o meio ambiente:

http://www.youtube.com/watch?v=4H1R3dSLjnw

http://www.youtube.com/watch?v=YMFyAIZIiw8

http://www.youtube.com/watch?v=Lfqv62K-Bxs&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=qUh87ah7LcM&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=sK7q0IjnD_o&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=7S6I77HhYL0&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=UKLrqVFHS5w&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=kvTyekJ6xvk&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=tOzIFynYxj0&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=6m7fR3LIntM&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=bFOyyICUJTY&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=2dOlCsk3wpc&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário