ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
1. Identificação
Nome do cursista | Maria Eliana Nobre da Costa |
Nome da Escola: Instituto São José Local: Tarauacá - Acre | |
Série: 6º ano e 9º ano Número de alunos: 70 alunos | |
Professores envolvidos: Cíntia Veras e Dalva Azevedo |
2. Problemática a ser estudada/ Definição do Tema
Problema: O que podemos fazer para cuidar melhor do nosso planeta e consequentemente termos uma melhor qualidade de vida? Tema: Meio Ambiente “Fraternidade no Planeta e Vida em Plenitude”. |
3. Justificativa
Este projeto se faz necessário por compreendermos que o ser humano é o elemento mais relevante do planeta e por considerarmos a urgência e a necessidade de cuidarmos e de valorizarmos o homem e também de preservarmos o planeta para que este viva melhor e com qualidade de vida. Pois constatamos através da vivência entre as pessoas, os seus gestos e atos umas com os outros e percebermos que precisamos reverter à atual forma de ver e de conviver com e entre as pessoas para que possa existir um convívio harmonioso, com valorização da dignidade da pessoa, reconhecendo-o como filho de Deus e com tal merece ser respeitado e amado para que isto aconteça é indispensável à realização de ações concretas para com as pessoas e o meio ambiente em que estão inseridas. |
4. Objetivos
Ø Identificar e realizar ações que favoreçam uma vida mais feliz e saudável; Ø Incorporar o respeito e o cuidado para com o meio ambiente; Ø Reconhecer que os cuidados com o meio ambiente promovem qualidade de vida para os seres vivos; Ø Reconhecer atitudes inadequadas para com o seu meio ambiente; Ø Proporcionar à comunidade escolar e demais pessoas conhecimentos/informações nas diversas disciplinas que dignificam o ser humano no meio em que vive. |
5. Conteúdos
Ø Conteúdos atitudinais: Valores, atitudes, cooperação, solidariedade, trabalho em grupo, respeito e ética. Ø Cuidados com o meio ambiente e qualidade de vida; Ø Algumas medidas que pode se facilmente tomada em casa e na escola: Água – escovando o dente, desligue a água enquanto faz a escovação; Energia – desligue as luzes ao sair do seu quarto, sala ou cozinha; Lixo - coleta seletiva, separando os lixos em: material orgânico, papel, metal, vidro e plástico. |
6. Disciplinas envolvidas
Língua Portuguesa, Ciências, Religião, Artes. |
7. Metodologia/Procedimentos/Cronograma
6º ano: Ø Fazer um levantamento dos conhecimentos que os alunos têm sobre a importância do meio ambiente para a sobrevivência e a qualidade de vida do ser humano. Ø Passar vídeos educativos sobre o meio ambiente. Ø Dividir os alunos em grupo, em seguida levá-los para a sala de informática para pesquisarem 5 ações que pode-se fazer para colaborar na preservação do meio ambiente. Ø Realizar na sala de informática o jogo online sala de aula limpa do site: http://www.smartkids.com.br/especiais/meio-ambiente.html Ø Cada grupo expõe os trabalhos em cartazes que serão fixados na escola.
|
9º ano: Produção dos alunos - Dicas para viver melhor Ø Dividir os alunos em grupo, em seguida levá-los para a sala de informática para pesquisarem dicas para viver melhor. Ø Cada grupo expõe os resultados encontrados em slides. Cronograma: O projeto terá um mês de duração, sendo as ações desenvolvidas uma vez por semana. |
8. Recursos a serem utilizados
Laboratório de informática, data show, notebook, caixa de som, papel madeira, cola, pinceis, textos informativos, revistas, vídeos e recurso humano. |
9. Registro do processo
O registro das ações do projeto será feito no decorrer do desenvolvimento do projeto através de fotos, avaliações dos alunos e relatório. |
10. Avaliação e Resultados esperados
A avaliação será feita durante o processo, através da participação do aluno, produções feitas por eles e pela observação do professor. O resultado que esperamos é que haja colaboração da parte envolvida para que possamos alcançar os objetivos específicos planejados. |
11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
A divulgação das ações desenvolvidas no projeto será através do blog da escola, slides, fotos para demonstração no dia do encontro presencial do Curso Elaboração de Projeto. |
12. Referências Bibliográficas
Nenhum comentário:
Postar um comentário